domingo, 6 de fevereiro de 2011

Carnaval dos Caretos de Lazarim

A vila de Lazarim, no Concelho de Lamego, festeja o Carnaval, com os trajes e máscaras tradicionais.
Carnaval dos Caretos de Lazarim
Carnaval dos Caretos de Lazarim
Considerado um dos festejos carnavalescos mais típicos do país, na vila de Lazarim, no Concelho de Lamego, os caretos substituem o samba, mostrando nas ruas uma manifestação de encenações ancestrais da cultura portuguesa.

O trabalho dos artesãos e das gentes locais, fiéis a um passado comum exigente, elabora de forma artesanal as máscaras e os trajes dos Caretos de Lazarim, são ainda preparados em segredo os testamentos, famosos pelo seu grau de malícia satírica, para serem lidos na Terça-Feira Gorda.

Neste dia, as comadres e os compadres envergam as suas máscaras esculpidas em madeira de amieiro e trajes típicos, ocultando a sua identidade e procedendo ao ancestral jogo de rivalidade entre sexos.

O Entrudo de Lazarim, termina com a leitura dos testamentos, seguindo-se a morte do compadre e da comadre no fogo e a oferta de uma feijoada e caldo de galinha a todos os presentes.

Fazem parte do programa do Carnaval, além das tasquinhas com gastronomia regional, que funcionam todos os dias, a patuscada do porco, no dia dois, o leilão de santo António e um grande desfile etnográfico, com cavaquinhos e gaiteiros, no dia três, e no dia cinco, o desfile de mascarados, a queima dos compadres e a feijoada.


in: Guia da Cidade,Viseu, fevereiro de 2008 (adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário